Por: Danila Silveira
Na Região Metropolitana de Campinas, é difícil citar uma cidade que seja de característica
turística, os 19 municípios que compõem nossa região são de potencial econômico e tecnológico. E a partir destas características é que surgiu um novo segmento de turismo na RMC, o Turismo de Negócios e Eventos.
A RMC é responsável por cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo e possui uma grande importância industrial, tecnológica e acadêmica para o país. O setor terciário e a agricultura são os principais atrativos deste turismo, que envolve investimentos, novas indústrias e desenvolvimento para nossa região.
Entre as cidades exemplos desse Turismo de Negócios, está Paulínia, onde está localizado a Replan – Refinaria da Petrobrás, e que trouxe uma grande receita para o município, sendo uma das cidades que mais recebe investimentos no estado.
Entre outros exemplos estão Jaguariúna, considerada a 5ª melhor cidade em qualidade de vida e que se destaca pelas indústrias de bebidas e refrigerantes; Campinas, Hortolândia e Sumaré, com amplo campo de desenvolvimento tecnológico e grandes multinacionais. Americana e Santa Bárbara d´Oeste com forte investimento na agroindústria, setor têxtil e celulose e papel.
Na RMC, o turismo foi caracterizado pela inovação, já que não é o lugar em si que atrai os olhares de turistas, mas a diversidade de investimentos, tecnologia e grande campo acadêmico.
Isto representou uma novidade que aguçou o curioso das pessoas, pois os municípios souberam explorar as características de cada cidade dentro de um contexto econômico, aliando à vinda de novas pessoas junto com uma maior receita e desenvolvimento para a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário