terça-feira, 7 de junho de 2011

Vencedores do Oscar 2011

Por: Jose L. Pedroso, escritor do blog Grandes Filmes

O Oscar 2011 foi bem previsível. Em um ano sem um grande filme que se destacasse, os prêmios acabaram sendo bem distribuídos entre vários deles.


        Os maiores ganhadores da noite, com 4 categorias cada, foram “O Discurso do Rei e “A Origem.

        Para a Academia, o filme de 2010 foi o inglês “O Discurso do Rei”. Ele ficou com os prêmios mais importantes: melhor filme, melhor direção, para Tom Hooper, melhor roteiro original e melhor ator, para Colin Firth. Nenhuma surpresa, já que “O Discurso do Rei” vinha ganhando vários prêmios nas últimas semanas. Enfie, é um bom filme, muito bem executado e com atuações soberbas. Merece ser visto!

        “A Origem” levou um dos primeiros prêmios da noite: melhor fotografia, mais tarde ganharia também melhor edição de som e melhor mixagem de som, encerrando a noite com o aguardado e merecido Oscar de efeitos especiais.

        “A Rede Social”, que até há uns dois meses, antes da premiação, era considerado o favorito aos principais prêmios, acabou conseguindo três estatuetas: melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor trilha sonora original. Para o que se esperava do filme de David Fincher, foi pouco. Basta lembrarmos que até o momento da entrega dos prêmios começar, Fincher ainda era apontado como o maior candidato ao prêmio de melhor diretor.

        A noite não foi generosa para dois filmes. “Bravura Indômita” estava indicado a nada menos que 10 categorias, mas não conseguiu nenhum Oscar. Já “127 Horas” tinha 6 indicações, mas também saiu com as mãos abanando.

         Os dois maiores sucessos de bilheteria de 2010 ganharam 2 Oscars cada: “Alice no País das Maravilhas” e “Toy Story 3
Alice”, dirigido por Tim Burton, não correspondeu às expectativas do público, quando foi lançado, mas não dá para negar que o seu visual é incrível e os prêmios de melhor direção de arte (cenário) e melhor figurino foram mais do que justos.
        A animação da Pixar, “Toy Story 3, levou as categorias de melhor animação e melhor canção original, com a música “We Belong Together”, do compositor Randy Newman. O desenho estava indicado também ao prêmio de melhor filme e muita gente estava torcendo para ele vencê-lo, mas acho muito difícil que uma animação algum dia leve o principal Oscar.

       Os ganhadores do prêmio de ator e atriz coadjuvantes vieram do mesmo filme: “por sua atuação explosiva, como o irmão decadente e drogado do protagonista do filme. JáVencedor”. Christian Bale era aposta certa com ator coadjuvante por sua atuação explosiva, como  J áMelissa Leo, que interpretou a mãe dos dois, também era a favorita mas acabou sendo muito criticada nas últimas semanas por publicar anúncios pedindo votos, em grandes revistas. Além disso, ela deu uma entrevista onde criticava todas as outras concorrentes ao prêmio, o que pegou muito mal. Apesar de tudo, ela realmente teve uma ótima atuação e mereceu o prêmio. Seu discurso de agradecimento foi um caso a parte, já que Melissa fez um esforço incrível para parecer muito simpática, o que, pelo menos para mim, soou bem falso. Coisas de Oscar.

        O momento mais emocionante da noite ficou por conta da vitória de Natalie Portman, por seu incrível trabalho em “Cisne Negro”. A linda atriz, que está grávida, foi aclamada ao subir ao palco para agradecer o prêmio. A torcida para ela estava realmente muito forte e houve muita comemoração de quem seguia o Oscar via twitter.        Para encerrar, tivemos as atuações pífias dos apresentadores Anne Hathaway e James Franco, que estão sendo muito criticados por suas performances, em especial Franco.

        No fim, neste Oscar 2011 faltaram surpresas e passagens memoráveis.


Confira a lista de todos os vencedores:


Melhor filme 
O Discurso do Rei

Melhor diretor - Tom Hooper - 
O Discurso do Rei

Melhor roteiro original - 
O Discurso do Rei

Melhor roteiro adaptado - 
A Rede Social


Melhor longa de animação - Toy Story 3

Melhor ator - Colin Firth - 
O Discurso do Rei

Melhor atriz - Natalie Portman - 
Cisne Negro

Melhor ator coadjuvante - Christian Bale - 
O Vencedor

Melhor atriz coadjuvante - Melissa Leo - 
O Vencedor

Melhor filme em língua estrangeira - Em um Mundo Melhor

Melhor direção de arte - 
Alice no País das Maravilhas

Melhor figurino - 
Alice no País das Maravilhas

Melhor fotografia - A Origem

Melhor edição - 
A Rede Social


Melhor mixagem de som - A Origem

Melhor edição de som - 
A Origem

Melhores efeitos visuais - A Origem

Melhor maquiagem - O Lobisomem

Melhor trilha sonora original - Trent Reznor e Atticus Ross - A Rede Social

Melhor canção original - "We Belong Together" - 
Toy Story 3

Melhor animação de curta-metragem - The Lost Thing

Melhor curta-metragem - God of Love

Melhor documentário de longa-metragem - 
Trabalho Interno

Melhor documentário de curta-metragem - Strangers no More

Nenhum comentário:

Postar um comentário