sexta-feira, 5 de agosto de 2011

É indolor

Precisa-se de sangue tipo: O seu.

O trocadilho parece infame, mas nos hospitais e hemocentros é uma realidade desesperadora, ainda mais em épocas de férias e grandes festas, como as que estão acontecendo agora nos meses de junho e julho. As baixas nos estoques fazem com que cirurgias de grande porte (como os transplantes) sejam canceladas, socorro a vítimas de acidentes realizados de formas precárias e dependendo do tipo sangüíneo do individuo em questão esse atendimento nem seja realizado.

Infelizmente as doações de sangue são feitas somente quando alguém próximo necessita, neste caso as bolsas são destinadas ao enfermo e não atendem a todas as tipagens, ou quando há campanhas em massa e passado o alvoroço carismático os bancos de sangue voltam a sofrer com a escassez. Dados indicam que se cada pessoa doasse sangue duas vezes ao ano não faltaria sangue para transfusão no Brasil. Mas apenas 1,9% da população do país fazem doações regularmente

A doação de sangue gera dúvidas nas pessoas, por vezes influenciadas por mitos passados de boca em boca. O que muita gente não sabe é que uma única bolsa de sangue (450 ml) pode salvar 4 vidas, já que o material é separado em diferentes hemocomponentes: glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma e crioprecipitado. Doar sangue não dói, não afina nem engrossa o sangue, não vicia (mas bem que poderia já que é um ato de amor e salva vidas), não há a menor possibilidade de você pegar algum tipo de doença dentre outros absurdos divulgados por ai.

Se você animou-se com a idéia, eis algumas recomendações:

- Ser maior de 16 anos e menor de 68 (de acordo com a nova legislação);
- pesar mais de 50 Kg;
- Não ter antecedentes de hepatite após 10 anos de idade;
- Hipertensos podem doar dependendo da situação avaliada em entrevista clínica;
- Diabéticos que não façam uso de insulina podem doar;
- Tratamento dentário – tempo entre três dias e um mês dependendo do caso; - Alimentação - não se deve doar em jejum prolongado, não fazer ingestão de álcool nas últimas 4 horas, não fazer ingestão de alimentos gordurosos.

Informe-se no posto de coleta mais próximo da sua cidade e não deixe de salvar uma vida.

Dados: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário