Será possível conciliar carreira, maternidade e realização pessoal? Acredito que esta pode ser uma questão de muitas futuras ou atuais mamães.
Segundo Betty Carter & Mônica McGoldrick, as mulheres que desejam romper as barreiras dos papéis domésticos são forçadas a se conformarem com um modelo masculino, que se atém à sua competência e espera que se ajuste ao modelo corporativo, apoiando o empenho de uma mulher em ser parecida com um homem. E, desta forma, enfrentam uma tarefa difícil, sofrendo a influência invisível da cultura, centrada no masculino, que desencoraja o desenvolvimento feminino natural - aquele capaz de cuidar, defender a não violência, sentir compaixão, etc.
No livro “100 promessas para meu bebê” Mallika Chopra, que é mãe de duas filhas e sócia da Chopra Media, empresa que desenvolve programação televisiva, roteiros de filmes e outros produtos para mídia nos Estados Unidos, relata que muitas mulheres passaram anos estudando e trabalhando para alcançar sucesso na carreira profissional e depois abandonaram o trabalho para ficarem em casa com seus bebês. Para muitas, não foi um sacrifício mas mesmo assim foi muito difícil para a maioria, pois representou abrir mão da troca de ideias, do trabalho intelectual e da interação social do ambiente de trabalho. Por outro lado, a autora observa que outras jamais conseguiriam deixar seus trabalhos, ou não se permitiriam abandoná-los e logo depois da licença-maternidade voltaram a trabalhar. No relato de sua experiência, Mallika diz que maternidade é amar, cuidar, ouvir e acolher, é partilhar descoberta, integrando-se à alegria de cada momento, sentindo-se feliz com a pessoa que você é para que elas também possam crescer com orgulho, senso de realização e segurança. Aqui a mãe propõe um equilíbrio em sua vida em relação a ser boa mãe e boa profissional, o que não é fácil, mas trata-se de uma busca constante a ser desenvolvida. Tarefa difícil, mas não impossível.
O melhor que tem a fazer é estar aberta e entregue a responsabilidade de ser mãe e profissional, de uma maneira que lhe mostre que é capaz de criar um ser humano para a salvação do planeta.
Referencia: Adriana Scatone Bezerra em Ser Melhor.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário