sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bandas que revolucionaram o Rock nos anos 1990

5) Oasis (1991) - A banda de Manchester que não hesitaria em puxar o tapete de qualquer um em seu caminho. Liderada pelos irmãos briguentos Noel e Liam Gallagher, o Oasis revolucionou o som dos anos 90. Desde seu "Definitely Maybe", a banda procurava um lugar ao sol, mas foi com "Some Might Say", o primeiro single de seu segundo disco, que começaram a grande guerra pelos corações de fãs ao redor do mundo. Mal encarados, mas providos de alma, os novos roqueiros do Oasis instigaram massas de pessoas a tal ponto que ensaiaram a comparação com os sagrados Beatles. Longe de ser John Lennon, Liam Gallagher não soube manter o ritmo.



4) Foo Fighters (1995) - O foco agora são os Foo Fighters, banda sem pretensões que elevou o post-grunge ao pop sem perder a sonoridade alternativa ou abraçar o niilismo fácil. Irônicos e bem humorados os roqueiros do Foo Fighters trilharam um caminho de singles de sucesso desde seu maior álbum "The Colour and the Shape", capaz de figurar nas posições mais altas das diversas listas semanais na segunda metade dos ano 90. Lançando discos de sucesso até hoje, o FF conseguiu transcender o pesadelo de ficar datado ou preso a um determinado tempo. Espírito esse que resume os anos 90, a capacidade de não ter marcações de época. 



3) Green Day (1994) - Foi com o lançamento do "Dookie" em 1994, que o Green Day deixou de ser só um projeto punk, para tornar-se uma das mais reconhecidas bandas dessa segunda leva do punk, agora em solo americano, e com colorações bem mais pops. A atitude milimetricamente rebelde de Billy Joel Armstrong serviu de modelo para toda uma juventude que não mais copiava ícones como Sid Vicious ou Johnny Rotten. A santa trindade dos singles "Basket Case”, "She" e "When I Come Around" os levou as rádios de todo o mundo (feito inédito para o punk, e fato que é contestado por vários fãs não só do estilo como da causa), alterando os sons dos anos 90 numa linha paralela ao movimento grunge vigente.

 
 
 
2) Nirvana (1991) - Também foi no segundo disco que eles fizeram a história mudar completamente. Com "Nevermind", a banda de Kurt Cobain e Dave Grohl que durou menos de 10 anos foi suficientemente poderosa para dar um rosto a toda uma nova geração. Niilista sem ser brega, raivosa sem uma causa e roqueira como há muito tempo não se ouvia, a banda responsável pelo "som de Seattle" conquistou a geração nova da MTV que abandonou os teclados, as ombreiras e a melancolia blasé, em busca de uma furiosa reação contra tudo e nada ao mesmo tempo. Fez sentido? Talvez não, mas assim foram os anos 90. Uma época sem grandes causas, sem grandes marcas visuais, possivelmente saturada depois dos excessos das décadas anteriores e que teve no Nirvana, a chance de se desnudar de todo o luxo e lixo acumulado.

 

1) Pearl Jam (1990) - Falando em veteranos, a banda de Eddie Vedder quase dispensa apresentações. São poucas as almas que viveram nos anos 90 e não escutaram a poderosa "Alive" abalando as estruturas do rock pós anos 80. Lançando um dos discos mais importantes da história do rock contemporâneo ("Ten"), o Pearl Jam fez história como uma banda sólida que foi digna de culto durante seus quase 10 anos de auge apoteótico. Avessos a própria popularidade, os integrantes do Pearl Jam não eram lá muito queridos pela imprensa mundial, mas conquistaram o respeito dos fãs e de outros artistas, estabelecendo-se como um dos grandes pilares do grunge.



Nenhum comentário:

Postar um comentário