oisa de interior ou não, é algo que faz parte da cultura nacional. Sendo uma das melhores escolhas turísticas para quem gosta de festas típicas, rodeios, gente bonita.
Até o mês de agosto o estado de São Paulo fica animado com as tradicionais Festas do Peão. As mais conhecidas, por serem as maiores, são as Festas do Peão de Americana, Jaguariúna e Barretos. Em outras cidades como Iracemápolis, Cerquilho, Cordeirópolis, Sumaré e Hortolândia, há muita movimentação girando em torno do evento que faz parte do circuito do campeonato de peões. O que essas festas tem de atrativas, além do torneio de peões e comidas típicas, são os shows que podem ser com cantores sertanejos, ou não, mas que sempre está na boca do povo, está nas paradas e é sucesso, tornando assim o evento um dos mais aguardados pela população da cidade e região.
No mês de Junho acontece a 2º maior festa, que é na Cidade de Americana/SP, no ano de 2011 está na 24ª edição recebendo pessoas de todos os cantos do país. O rodeio de Americana teve início em 1987, através da parceria entre o CCA - Clube dos Cavaleiros de Americana - e Zé do Prato, o maior locutor de rodeios do Brasil. A ideia da festa surgiu durante uma romaria à Bom Jesus de Pirapora. E o primeiro rodeio de Americana aconteceu no recinto da Fidam, evento que começou com público de pouco mais de 25 mil pessoas e hoje atrai multidões superior a 400 mil pessoas contando em todos os dias do evento. A festa se tornou uma das principais do estado e já conquistou alguns títulos através do troféu Arena de Ouro, tais como: Melhor Festa do Peão do Brasil, Maior Rodeio de Público e Melhor Comissão Organizadora.
No mês que vem, em agosto, acontece a maior, mais conhecida e tradicional Festa do Peão do país. A cidade Barretos / SP cedia a festa desde 1956, como o primeiro evento do gênero realizado na América Latina. Desde sua 1ª edição, realizada embaixo de uma lona de circo, até hoje, o evento não apenas cresceu e se solidificou, como se tornou a mais importante referência cultural sertaneja do interior brasileiro. Atualmente com repercussão internacional, compõem o Calendário Mundial de peões de todos os cantos. Desde 2006, os independentes realizadores da festa coordenam o Circuito Barretos de Rodeio. Além disso, a festa de Barretos da atenção e importância a parte cultural da vida de peão promovendo concursos de berrante, pau de sebo, pau do fuxico, queima do alho e catira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário