sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Hipismo





Por: Joseane Gomes 


Hipismo é a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.
O Hipismo esportivo consiste em várias provas. As provas das Olimpíadas são o adestramento, saltos e concurso completo de equitação (individual e em equipe).
Na prova do adestramento o cavaleiro deve executar uma série de movimentos num determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.
Nos saltos, o cavaleiro deve transpor com seu cavalo de 12 a 15 obstáculos numa pista que mede de 700 a 900 metros. O cavaleiro deve fazer duas vezes o percurso da prova. O vencedor será o cavaleiro que errar menos (conquistando mais pontos) em menos tempo. Potência, força, velocidade e obediência do cavalo são fundamentais nas competições de saltos.
CCE (Concurso Completo de Equitação), reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são feitas em um ou três dias. O cross country é realizado numa área que simula um ambiente natural, sendo que o cavaleiro deve passar por obstáculos naturais (tanques de água e troncos de árvores). Vence o cavaleiro ou equipe que somar o maior número de pontos negativos (errar menos), além de apresentar habilidades durante a equitação (harmonia com o cavalo, obediência, resistência e habilidade).

Não estão no quadro olímpico as seguintes provas de hipismo: enduro eqüestre (prova em longa distância separada em etapas); volteio (ginástica sobre o cavalo) e a tradicional corrida de cavalos.
Benefícios a saúde da prática de hipismo
O Esporte que alia lazer com a prática da atividade física é reconhecido principalmente por seus benefícios físicos e mentais, auxilia na melhora do equilíbrio, postura, coordenação motora e resistência aeróbica, por não ser uma atividade aeróbica não elimina tantas calorias, mas esculpe o corpo e proporciona o contato com a natureza.
O hipismo também possui benefícios psicológicos, sendo utilizado muitas vezes como terapia, pois exige concentração e dedicação. O hipismo melhora a autoconfiança, socialização, a rapidez nos reflexos, o desenvolvimento de percepção de si mesmo.

Fontes: Associação Brasileira de Hipismo e Saúde e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário